Durante minhas pesquisas em busca do melhor gengibre produzido no Brasil, observei que é uma cultura de base familiar. Seu cultivo exige cuidados específicos e detalhados, só assim é possível atingir um padrão de qualidade a nível internacional, o que me permite exportar o produto.
O gengibre deve ser cultivado à meia-sombra, sob árvores, ou protegido com sombra a 50%. Há produtores que, na ausência de sombras naturais, cobrem suas plantações durante parte do dia por conta dessa necessidade.
O solo ideal é o arenoso, de textura leve, fértil e bem drenado para que não haja apodrecimento dos rizomas, mas mantendo a umidade. Os rizomas são plantados quase à superfície e precisam ter boa procedência. Por ser necessária uma rotatividade do terreno que chega a três anos, os produtores rurais costumam optar por áreas de plantio menores, muitas vezes de até 1 hectare. Considerar a umidade relativa do ar e a altitude do terreno também fazem a diferença para se obter um produto de melhor qualidade.
Ao norte e nordeste, o plantio pode ocorrer ao longo do ano todo, já nas outras regiões ele se dá entre agosto e dezembro, sendo possível a colheita após um período de 240 a 300 dias. A planta atinge uma altura em torno de 1,30m.
A fotografia acima é de uma bela raiz colhida em julho de 2011, com peso de 2,300kg.
Valter Monteiro
Tel. 22 7834-0489
Id. 400*1054
gengibrebrasil.valter@gmail.com
Este espaço é aberto a todos os que apreciam a culinária japonesa e uma alimentação com produtos de qualidade. Vamos trocar informações, dicas de saúde e receitas. Eu sou Valter Monteiro, meu entusiasmo por essa raíz iniciou em uma viagem de férias. Desde então, minhas pesquisas não pararam mais. Hoje forneço gengibre de excelente qualidade aos principais restaurantes do Rio de Janeiro, inclusive exporto. Além disso, levo aos cheffs o melhor nirá, ainda com o frescor da colheita.
Sobre os meus produtos
Forneço gengibre in natura, tipo exportação, como os das imagens postadas aqui. São caixas com 14 kg, o preço é variável de acordo com quantidade e o local de entrega. Há a opção de comprar ele já fatiado, in natura, não é conserva.
O nirá é comercializado por kg, também sujeito a variação de preço de acordo com o local de entrega.
Todos os produtos são negociáveis em uma quantidade mínima para viabilizar a operação. Maiores informações, por e-mail ou telefone.
Para exportações, favor enviar forma de contato, quantidade prevista e país de destino por e-mail.
Garanto a melhor qualidade e pontualidade na entrega.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Valter, estou começando a utilizar gengibre em casa. Como faço para conseguir comprar um desses bonitos como das fotos que vc posta? Os que encontro no supermercado é bem diferente desses e eu nem sabia q tinha gengibre assim.
ResponderExcluirValter, onde encontro esse gengibre maior a venda?
ResponderExcluirValter, minha família é do ramo de restaurantes, você vende em todo Brasil ou só para exportar? Sempre fica a sensação de que o que é bom mandamos para o mercado externo. Já procurei gengibre de melhor qualidade para fatiar, com menos fibras, mas não encontramos. O seu é assim?
ResponderExcluirseus gengibres sao verdadeiras raridades,o blog esta otimo parabens pelo trabalho!
ResponderExcluirEstava faltando isso, alguém que sabe falar sobre gengibre, e que mostre o verdadeiro gengibre. Parabéns ótimo trabalho.
ResponderExcluirMaria Helena e Carla, vendo aqui no Brasil sim. A questão é que não é fácil o consumidor final encontrar essa qualidade quando compra. Carla, quanto aos restaurantes, respondi ao seu e-mail com os preços. Sdçs.
ResponderExcluirPedro e Raíssa, obrigado. Abçs.
ResponderExcluirValter,
ResponderExcluirParabéns, tenho a certeza do sucesso de seu trabalho.
Hugo