
O gengibre deve ser cultivado à meia-sombra, sob árvores, ou protegido com sombra a 50%. Há produtores que, na ausência de sombras naturais, cobrem suas plantações durante parte do dia por conta dessa necessidade.
O solo ideal é o arenoso, de textura leve, fértil e bem drenado para que não haja apodrecimento dos rizomas, mas mantendo a umidade. Os rizomas são plantados quase à superfície e precisam ter boa procedência. Por ser necessária uma rotatividade do terreno que chega a três anos, os produtores rurais costumam optar por áreas de plantio menores, muitas vezes de até 1 hectare. Considerar a umidade relativa do ar e a altitude do terreno também fazem a diferença para se obter um produto de melhor qualidade.
Ao norte e nordeste, o plantio pode ocorrer ao longo do ano todo, já nas outras regiões ele se dá entre agosto e dezembro, sendo possível a colheita após um período de 240 a 300 dias. A planta atinge uma altura em torno de 1,30m.
A fotografia acima é de uma bela raiz colhida em julho de 2011, com peso de 2,300kg.
Valter Monteiro
Tel. 22 7834-0489
Id. 400*1054
gengibrebrasil.valter@gmail.com
Oi, Valter, estou começando a utilizar gengibre em casa. Como faço para conseguir comprar um desses bonitos como das fotos que vc posta? Os que encontro no supermercado é bem diferente desses e eu nem sabia q tinha gengibre assim.
ResponderExcluirValter, onde encontro esse gengibre maior a venda?
ResponderExcluirValter, minha família é do ramo de restaurantes, você vende em todo Brasil ou só para exportar? Sempre fica a sensação de que o que é bom mandamos para o mercado externo. Já procurei gengibre de melhor qualidade para fatiar, com menos fibras, mas não encontramos. O seu é assim?
ResponderExcluirseus gengibres sao verdadeiras raridades,o blog esta otimo parabens pelo trabalho!
ResponderExcluirEstava faltando isso, alguém que sabe falar sobre gengibre, e que mostre o verdadeiro gengibre. Parabéns ótimo trabalho.
ResponderExcluirMaria Helena e Carla, vendo aqui no Brasil sim. A questão é que não é fácil o consumidor final encontrar essa qualidade quando compra. Carla, quanto aos restaurantes, respondi ao seu e-mail com os preços. Sdçs.
ResponderExcluirPedro e Raíssa, obrigado. Abçs.
ResponderExcluirValter,
ResponderExcluirParabéns, tenho a certeza do sucesso de seu trabalho.
Hugo